PRESIDENTE FIGUEIREDO

PRESIDENTE FIGUEIREDO

Presidente Figueiredo é um município localizado há 107km ao norte de Manaus, uma das poucas cidades onde se pode chegar de carro a partir da capital, o trajeto é feito pela BR-174 e dura em torno de 1h e 30 minutos. Conhecida como “Cidade das Cachoeiras”, possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, muitas delas exploradas economicamente através do ecoturismo, ou seja, a grande maioria, de prioridade particular.

ROTEIRO

CACHOEIRA DE IRACEMA:

A mais conhecida pelos viajantes de outros estados. Ela fica no complexo do Hotel Iracema Falls, sendo a 8km após a cidade de Presidente Figueiredo, incluindo mais de 2km de ramal a dentro.


FOTOS

ROTEIRO

CACHOEIRA DO SANTUÁRIO:

A Cachoeira do Santuário faz parte da Reserva Ecológica Cachoeira do Santuário, uma reserva Particular do Patrimônio Natural. É uma das mais belas cachoeiras do município.

É necessário atravessar uma pequena trilha dentro da floresta por cerca de 10 minutos. O complexo é composto por três quedas d’água, com a maior atingindo cerca de 15 metros de altura. A forte correnteza, ao chocar-se contra as pedras, produz respingos de água que parecem reproduzir uma fina névoa, proporcionando uma bela vista.

Apesar da força da água, pequenas piscinas se formam nas margens do rio, possibilitando um banho mais tranquilo. Já as formações rochosas que circundam todo o complexo impressionam pela grandeza, enquanto o solo é coberto em quase toda a sua totalidade por um denso emaranhado de raízes.


FOTOS

ROTEIRO

CAVERNA DO MAROAGA E GRUTA DA JUDEIA: CACHOEIRA DE IRACEMA:

A Caverna do Maroaga e Gruta da Judeia são, com certeza, os dois lugares mais impressionantes de se conhecer em Presidente Figueiredo. A caverna está localizada dentro de uma área de proteção ambiental e só pode ser visitada com a presença de um guia turístico credenciado. A trilha percorrida para chegar até o local é complicada, pois o terreno é cheio de aclives e declives. Mas se por um lado isso aumenta o esforço da caminhada, por outro lado significa a formação de pequenos vales povoados por inúmeras árvores que, mantendo relativa distância entre si, quebram a usual imagem de mata fechada da Floresta Amazônica e chegam até mesmo, a lembrar bosques, proporcionando uma bela visão. A entrada da caverna é banhada por uma cachoeira, ao entrar a formação rochosa se divide em várias galerias que, parcialmente encobertas pela escuridão, lembram o interior de um grande palácio.

Na Gruta da Judéia, o paredão rochoso se abre em uma grande galeria de onde um poderoso jato de água, acompanhado por raízes e cipós pendurados, cai em direção ao chão, formando uma belíssima piscina, natural de águas douradas. O desgaste das paredes rochosas preenche o solo com uma fina areia branca, completando a paisagem deste verdadeiro oásis incrustado no coração da Floresta Amazônica.


FOTOS


QUANTO CUSTA?


DISPONIBILIDADE:

SAÍDAS:

TERÇA-FEIRA/QUARTA-FEIRA/QUINTA-FEIRA/SEXTA-FEIRA/SÁBADO/DOMINGO

HORÁRIO DA SAÍDA:

8:00

HORÁRIO DO RETORNO:

17:00 (CHEGADA EM MANAUS)

QUANTIDADE MÍNIMA:

1 PESSOA